sexta-feira, 30 de agosto de 2019

COELBA CONVOCA CLIENTES IRRIGANTES E RURAIS PARA RECADASTRAMENTO E GARANTIA DE DESCONTO NA CONTA DE ENERGIA


Até dezembro, mais de 82 mil consumidores que não revalidarem a documentação podem perder descontos de até 90% na tarifa de energia.

A Coelba convoca clientes irrigantes, agricultores e demais rurais para recadastramento da tarifa subsidiada. Por determinação da Resolução Nº 800, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), clientes classificados nessas categorias de consumo precisam revalidar a documentação para não perder descontos na conta de energia, que variam de 8% a 90%. O percentual de subsídio depende da atividade desenvolvida.
Até dezembro, mais de 82 mil devem apresentar a comprovação exigida pela Aneel. Caso não efetuem o recadastramento, os consumidores atualmente beneficiados perdem o subsídio a partir de janeiro de 2020. Os clientes estão sendo convocados por meio de avisos nas faturas mensais de energia elétrica. No total, aproximadamente 246 mil clientes baianos devem revalidar os dados cadastrais até 2021, conforme o calendário da distribuidora.
DE DESCONTO NA CONTA DE ENERGIA
Entre as documentações necessárias, os clientes devem apresentar:
- Irrigantes: outorga d’água e licença ambiental;
- Agroindustriais: cartão CNPJ comprovando a atividade exercida e Inscrição Estadual;
- Demais clientes rurais: cartão CNPJ/ CPF mais Imposto Territorial Rural (ITR), ou documento do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), ou NIRF (Número do Imóvel na Receita Federal), ou CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) ou documento do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
O recadastramento será realizado nas Lojas de Atendimento Coelba ou por meio da rede credenciada Coelba Serviços.
Os clientes que perderem o subsídio a partir de janeiro de 2020, por não revalidação das informações podem voltar a receber o desconto, caso regularizem a documentação junto à concessionária. No entanto, não haverá ressarcimento pelo período em que o cliente permaneceu sem cadastrado.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

VI Conferência de Assistência Social discute direitos, deveres, financiamento e participação.

Prefeito, vereadores, sociedade civil organizada e demais cidadãos estiveram reunidos para discutir e avaliar as "ações voltadas para a política de assistência social em Jussiape”. Durante o evento foram debatidas e articuladas novas "propostas para a área, para que prioridades nas políticas públicas para os anos seguintes fossem definidas",
Com o tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, a Prefeitura de Jussiape, através da Secretaria de Assistência Social,  realiza a VI Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta quinta-feira (29), no Espaço Renascer.


A Conferência Municipal, que acontece a cada dois anos, é um importante espaço democrático, que reúne representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, conselheiros, entidades de assistência, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da sociedade civil. 

 

“A proposta é avaliar e, ao mesmo tempo, traçar diretrizes para a Política da Assistência Social em Jussiape, visando à melhoria da prestação de serviços à população e a luta pelos direitos”, afirmou Eulina Caires, secretária Municipal de Assistência Social. 
Presente na conferência, o prefeito Éder Aguiar destacou sobre a lamentável verba do governo estadual de apenas R$500,00 do benefício eventual para o fundo de Assistência Social para o município, de forma que a prefeitura tem assumido as despesas através de recursos próprios. 
 

“O evento proporciona um importante momento  de reflexão sobre o trabalho desenvolvido no Município, os  avanços da área e o planejamento para garantir, em parceria com os Poderes e a sociedade, o cumprimento dos direitos da população, no campo da assistência social”, afirmou o prefeito.






Entre os eixos trabalhados: Assistência Social: direito do povo; Financiamento Público e Participação Social. Durante o evento, também foram eleitos os delegados e suplentes para representar Jussiape na XII Conferência Estadual de Assistência Social. 



A palestrante convidada foi Anália Claudia Rodrigues Prazeres, assistente social, pós-graduada em Administração e Planejamento em Projetos Sociais, atuou como coordenadora de Capacitação e Educação Permanente na Superintendência de Assistência social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHD), entre 2011 e 2015.
Cláudio Rodrigues Passos da Cunha também convidado - formação em Serviço Social com pós em Gestão Pública e dono da Empresa GS Consultoria e Assessoria em Gestão Pública.

























quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A Prefeitura Municipal de Jussiape, em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) realiza o projeto de Melhorias Sanitárias Domiciliares para a construção de banheiros.

A Prefeitura Municipal de Jussiape firmou convênio com Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) visando construir 42 banheiros em residências localizadas na Zona Urbana e Zona Rural do município. As famílias foram selecionadas levando-se em consideração a ausência de banheiros em suas residências, além de condições ruins e inadequadas de saneamento básico. O projeto foi elaborado pela prefeitura e contou com a participação de profissionais da saúde. Os banheiros são dotados de laje, instalações elétricas, piso e revestimento de cerâmica, vaso sanitário, lavatório, chuveiro elétrico, além de uma caixa d’água de 500 litros para armazenamento de água.
As Melhorias Sanitárias Domiciliares são intervenções promovidas, com objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos, dotando os domicílios de melhorias sanitárias, necessárias à proteção das famílias e à promoção de hábitos higiênicos.


segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Conselho Tutelar: Candidatos assinam termo de compromisso

Os 17 candidatos aptos à eleição do Conselho Tutelar de Jussiape, gestão 2020/2024, estiveram reunidos na manhã de hoje (19), na Sala de Reuniões dos Conselheiros, na Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, assinando o termo de compromisso para candidatura referente à Campanha, dia da votação (06/10/2019) e Propaganda para eleição ao Conselho Tutelar.

A atividade contou com a participação da secretária de Assistência Social, Eulina Caires, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliete Vieira e entre outros.

Ao final da atividade foi elaborado um termo de compromisso com as normas respectivas ao processo eleitoral para o Conselho Tutelar, que foi assinado pelos candidatos.


O processo eleitoral será fiscalizado pelo Ministério Público, pela Comissão Organizadora e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Comissão Eleitoral informou aos candidatos e fiscais sobre as condutas permitidas e vedadas durante a campanha e no dia da votação.