segunda-feira, 19 de março de 2018

Vereadores de Jussiape incentivam e apoiam funcionários da saúde na luta pelos seus direitos.


O atual prefeito dr.Éder Aguiar (médico), antes da gestão atendia no hospital Municipal Ana Medrado Luz. Segundo os funcionários, o médico era muito querido pelos colegas; amigo, presente, parceiro e solidária.

Como excelente médico, dr.Éder havia conquistado a população jussiapense, e decidiu que concorreria às eleições em 2016 para prefeito após ter preferência em pesquisa. Com a decisão o ex-prefeito Gilberto Freitas sentiu-se traído e o demitiu. A forma em que recebeu demissão causou tristeza e compaixão nos demais colegas de trabalho que se uniram ainda mais ao médico. Em seguida o médico perdeu também o direito pelo concurso público que havia feito e passado para atender no PS da zona rural Espinho.


Desde então Éder passou dedicar-se ao povo nas sextas-feiras, atendia gratuitamente em uma casinha alugada na Rua Direita. Alguns amigos estavam sempre ali lhe dando apoio e assistência com um suco, almoço, café, jantar, etc. Os eleitores depositaram-lhe a esperança em mudanças e menos corrupção.

Mais tarde, com um determinado tempo Gilberto Freitas desistiu da política e nenhum tipo de perseguição fez ao povo por suas escolhas. Uma politica como diz o ditado: De mãos beijadas foi entregue ao atual prefeito Éder em 2016.

  Ano novo chegou (2017) e a esperança também, por melhorias na saúde e um salário melhor, era promessa reajustar salários dos técnicos de enfermagem.

“Ele é médico, trabalhou no hospital, conhece melhor que todo mundo às necessidades do setor e do povo”, diziam eleitores cheios de esperanças, e os funcionários da Casa de Saúde Ana Medrado Luz que tanto o estimava devido os anos de convívio.


Mas a realidade é exatamente o oposto, na saúde a população reclama da falta de bons médicos, falta de medicamentos, privadas sem descarga, descaso, perseguição e a dor da decepção.

No mesmo ano de seu mandato um dos melhores médicos, dr. Fred desistiu do cargo de diretor e decidiu ir embora, e não demorou muito dr. Leonardo também se foi.

Com um ano e três meses de mandato, os técnicos de enfermagem aguardam aumento e nada. No primeiro ano de seu mandato, o gestor prometeu aumento, no período em que atuava como médico alguns funcionários relataram que ele sempre reclamava de algumas coisas que não compactuava na gestão anterior.

Algumas melhorias também aconteceram como: setores interditados que foram reabertos na gestão atual em 2017; atualmente o hospital se encontra em manutenção e ampliação através de recursos próprios, alguns setores já foram restaurados e liberados em suas funcões; alguns equipamentos foram adquiridos pelo estado através da primeira dama. 
Conte comigo disse o vereador Jadiel Carvalho aos funcionários da saúde, hoje estou como prefeito, daqui a dois anos ninguém sabe (vídeo acima).

Câmara Municipal - Com o incentivo do vereador Edilando e apoio da vereadora Vanusa, os funcionários, e precisamente os técnicos, decidiram lutar por seus direitos, em busca de aumento com reajustes e apresentação de um projeto de Plano de Carreira futuramente. O momento é participar das sessões na Câmara. A luta é para todos os funcionários da saúde, mas poucos funcionários da Unidade Básica de Saúde compareceram.
Pauta no vídeo acima pelo vereador José Roberto

Uma reunião com o gestor, vereadores e funcionários será confirmada, e o vereador José Roberto alerta: Não caiam nessa, ele vai fazer da mesma forma que fizeram com os agentes comunitários e endemia, é uma palavra que vou usar aqui, é muito falado na roça, “engabelar” porque ele é especialista engabelar, enrolar, jogar pra lá. 
Tem secretário que não faz nada e ganha, mas quando se trata da saúde tem índice, diz Edilando Brandão. Assista ao vídeo acima.

Os vereadores da oposição também mencionaram um compromisso que o prefeito Éder fez juntamente com o promotor público aos funcionários em pagar a dívida deixada na gestão do ex-prefeito Bel Freitas e não assumiu, uma promessa jamais esquecida.

No vídeo acima vereador Edilando questiona ao vereador Raul sobre resposta da viagem do prefeito a respeito da água. O vereador Raul responde e também diz: Estou com o povo, se refere em apoiar os funcionários.
Pega mal para administração, diz vereador sobre regras na Casa de Saúde.

Há poucos dias um comunicado na parede ao lado do bebedouro, escrito: “retirar copo com recepcionista ou vigilante”. Algumas pessoas e até funcionários acharam desnecessário, pois o próprio ofício já diz; vigilante. O vereador José Roberto também fez uma observação à administração que se expõe até por copos descartáveis em que deveria estar ali.

Comenta-se que tal ordem foi estabelecida devido ao horário de saída dos alunos dos povoados, que aguardam ali, e entram para beber água lá. “Fica aí dica para os alunos, levem o copo”.

 Que 2018 seja ano bom tanto administração, funcionários, população e principalmente para o município!

Vereadora Vanusa recita um poema

Vereadores não citados,não foi passado o parecer.

Assista outro vídeo do vereador José Roberto, ele desafia o prefeito a deixar um contador de confiança do município para refazer a contabilidade e fala sobre novo projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário