sexta-feira, 5 de maio de 2017

Chapada Diamantina - Fotógrafo captura formação de nuvens no céu com "aparência de fogo" e imagem viraliza na internet.

Uma fotografia feita em Mucugê no Sul da Bahia da Chapada Diamantina, viralizou no Facebook e Whatsapp. O registro aconteceu no amanhecer de segunda-feira (22/04) no Vale do Pati, ponto turisco da região.

O responsável foi um fotógrafo do município de Seabra, William Lima. Ele conta que estava a passeio em expedição fotográfico tirando fotos das paisagens, e neste dia acordou cedo, e achou o amanhecer espetacular, e começou a fotografar.
 Em uma de suas colunas sociais em que William posta a imagem, teve mais de mil curtidas e mais cinco mil compartilhamentos.
É bem comum ver rostos ou formatos específicos em coisas do dia a dia, ainda mais na natureza. Neste dia, a visão que teve chamou atenção de William, a cor, pois a imagem era simplesmente fascinante, como se houvesse fogo entre o céu nublado. Isso acontece graças a um fenômeno psicológico, que faz com que as pessoas atribuam a um objeto ou paisagem um significado diferente do que ele tem de verdade.

Veja outros registros de William Lima na região de Mucugê no Vale do Pati.









Ao postar a imagem, William disse que algumas pessoas acreditaram ser fogo na mata.
 Em suas colunas sociais, o fotógrafo colocou jutamente com a imagem um título dizendo: Não é queimada! É o amanhecer no vale do Pati! 
Casa de Dona Léia!

Imagens abaixo outro site





O VALE DO PATI 



O Vale do Pati está localizado bem no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina e, por sua exuberante beleza, é um dos lugares mais visitados por aqueles que gostam de fazer caminhadas em ambientes naturais. 



Devido à variação de relevos e à sua posição geográfica, a região do Vale do Pati e seus arredores é considerada um dos refúgios paisagísticos mais belos do País, na qual se pode apreciar, com um pouco de sorte, variedades de pássaros, mamíferos e répteis que lá se refugiam. Além disto, aquela região é possuidora de uma riquíssima flora, peculiar em seus ecossistemas, como nos jardins naturais da vegetação rupestre, nos campos gerais, nas florestas estacionais de planície e sempre-verde de altitude, que se estendem pelas encostas dos morros. 

O Vale do Pati é considerado por especialistas em trekking como uma das trilhas mais bonitas da América do sul e a mais bonita da Chapada dimantina.  Existem 3  principais vias de acesso para o inicio e término da travessia: Vale do Capão, Guiné e Andaraí e dessa maneira é possível adequar a trilha ao tempo disponível (3, 4 ou 5 dias) e também ao condicionamento físico dos visitantes ou condições climáticas.   A trilha de 3 dias contempla os principais pontos do Pati (Mirante, Cachoeira dos funis, Morro do Castelo, Cachoeirão por cima) e quanto mais dias disponíveis mais poderá ser visto.   Famílias que vivem há muito tempo em remotos pontos do Vale do pati, recebem os hóspedes em acomodações simples, oferecendo hospedagem com café da manhã e jantar, o lanche de trilha (que substitui o almoço) é preparado pelo guia.  Desse modo os visitantes podem aproveitar a trilha com mais conforto e carregando menos peso.

 Valor da diária por pessoa, incluindo transporte até o inicio da trilha e de retorno a Lençóis, serviço de guia , seguro de acidentes pessoais, hospedagem na casa de nativos e alimentação (café da manhã, lanche de trilha e jantar).

Para aproveitar bem os encantos do lugar, o ideal é investir na preparação física com certa antecedência, garantindo bom desempenho ao longo das caminhadas. Reserve pelo menos três noites, contrate um guia

Nenhum comentário:

Postar um comentário