segunda-feira, 6 de maio de 2019

Agendamento para biometria em Jussiape já se encontra em funcionamento.




Na manhã desta terça-feira (23) foram instalados os equipamentos biométricos em uma das salas na Secretaria de Assistência Social do nosso município. 
O secretário de Administração Everton Novaes informou à nossa Assessoria de Comunicação que ainda nesta tarde às 17h o agendamento para biometria já estará em funcionamento. Lembrando que o cálculo de atendimento por dia é de 24 a 25 pessoas por agendamento.
O atendimento inicia nesta quarta-feira (24) para os agendados.



Local do atendimento
Prédio da Assistência Social próximo ao correio – Praça 09 de Julho.
Horário de atendimento das 08h às 14h de segunda à sexta-feira, com um número de 24 a 25 pessoas agendadas por dia.
Para se recadastrar o eleitor só será atendido através de agendamento. 

O atendimento para agendamento por meio do site do TRE.

👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO SITE DE AGENDAMENTO ou pelo Disque-eleitor telefone (71) 33737223
Para agendar, o interessado deve informar CPF, nome completo e data de nascimento. Você também pode ligar neste telefone 0800 071-6505.


Depois disso, é só comparecer à Central de Atendimento indicada no dia e horário marcado. É necessário o agendamento, sendo o eleitor atendido de acordo com a ordem de chegada. Qualquer dúvida o Secretário Everton Novais estará à disposição para mais informações, ou pelo nosso Página Prefeitura Municipal de Jussiape.
A Prefeitura de Jussiape formalizou parceria com a Justiça Eleitoral para apoiar os trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. A cooperação foi formalizada pelo prefeito Dr. Éder Aguiar e o juiz João Lemos Rodrigues, na manhã desta sexta-feira, 03 de maio em Livramento.

“O Município vai ceder estagiários para apoiar a justiça eleitoral nos trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico do eleitorado, que no próximo ano tem prazo de encerramento vencendo em fevereiro”, disse o Secretário Everton Novais.

O prefeito antecipou que a Prefeitura vai ceder dois estagiários para atender às necessidades da Justiça Eleitoral nesse período. O chefe do cartório Guilherme, também participou da reunião que definiu a cooperação.
 “A cada período a Justiça Eleitoral promove o recadastramento dos eleitores para verificar a situação atualizada desse eleitorado. O prazo este ano vai de 13/05/2019 a 20/02/2020 e os eleitores que não promoverem o recadastramento e também a biometria, não terão direito ao voto e ficarão impedidos de realizar o voto caso não faça o recadastramento. Com essa parceria queremos antecipar o processo”, quem já fez a biometria não precisa comparecer.
Os eleitores deverão levar um documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atualizado (originais e cópias) e o título.
Implicações
Sobre o cadastramento biométrico:
O eleitor que não fizer a biometria até a data de finalização terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições do próximo ano.
A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita. Quem não fizer o recadastramento poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.
No caso dos idosos, o TRE esclarece que não há risco de perda do benefício da aposentadoria caso os eleitores, com mais de 70 anos, não façam o recadastramento biométrico. Como o voto é facultativo para esse grupo de eleitores, a única consequência negativa será o cancelamento do título e a impossibilidade de votar nas eleições do país.
Biometria

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Fácil
Fazer o cadastro biométrico é rápido e fácil, para isso o eleitor deverá levar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de endereço recente. Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Além de não poder votar nas eleições e ter o título cancelado, o eleitor sofre outras implicações por não fazer o recadastramento como a impossibilidade de prestar concurso público, ingressar em universidade pública, não poder tirar passaporte ou viajar para o exterior, dentre outras. Por isso, fique atento e não perca o prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário